Grupo Caixa Geral de Depósitos

Forward Cambial

Um Forward Cambial, ou uma operação cambial a prazo, permite comprar ou vender para uma data futura, os montantes a pagar ou a receber por uma empresa. Normalmente são as empresas importadoras e exportadoras que mais utilizam este produto, de modo a eliminarem os seus riscos de taxa de câmbio. No entanto este produto pode ser também utilizado como instrumento para tirar partido das oscilações de mercado, não tendo neste caso operações comerciais subjacentes.

 

Mercado alvo:
Empresas.

 

Finalidade:
Fixar uma taxa de câmbio hoje para cobrir uma operação cambial a realizar no futuro, comprando ou vendendo a moeda para essa data.

 

Prazo:
Máximo de 12 meses.

 

Taxa de juros:
Taxas fixadas periodicamente. Negociadas caso a caso.

 

Funcionamento:

  • Os importadores podem cobrir hoje o risco de câmbio, comprando já para uma data futura o montante em moeda estrangeira que vão ter que pagar, prevenindo-se da sua valorização;
  • Os exportadores podem cobrir hoje o risco de câmbio, vendendo já, para uma data futura, o montante em moeda estrangeira que vão receber, prevenindo deste modo uma depreciação cambial.

 

Características técnicas:

  • O Forward pode ser negociado para todas as moedas.
    O Forward só pode ser desfeito através da realização de uma operação de sentido inverso do inicial;
  • O Forward pode ser antecipado em qualquer momento até à sua data spot de vencimento, recalculando-se o seu preço;
  • O Forward pode ser prorrogado, se houver autorização da Direcção Comercial, para uma nova data posterior ao seu vencimento inicial, ajustando-se o respectivo preço.

 

Vantagens:

  • Cobrir hoje o risco de câmbio;
  • Instrumento para tirar partido das oscilações de mercado.
© 2009 Banco Interatlântico. Todos os direitos reservados
Patrocinio Link